Dicas de Pintura



PINTURA NOVA (ALVENARIA)

Os cuidados que devem ser tomados nesse processo implicam em verificar principalmente o tempo de cura do reboco novo, que deve ser no mínimo 30 dias. Os produtos utilizados na massa do reboco como cal, cimento, água e areia se interagem numa reação química liberando substâncias no fenômeno carbonatação que é extremamente nocivo ao filme da tinta, provocando a destruição da película se não respeitado o tempo de cura.

Aguardando o período de cura, vamos iniciar a nossa pintura. Começamos escolhendo os materiais que deveremos utilizar na preparação da superfície.

Uma superfície de reboco novo tem uma absorção irregular e extremamente alta, e nesse caso deve ser preparada inicialmente com uma demão de selador acrílico que tem a função de uniformizar a absorção da superfície.

Se não selar a parede o que pode acontecer?

* Manchas na aplicação da tinta de acabamento

Quando a tinta é aplicada diretamente em uma superfície nova, a possibilidade de aparecer manchas no decorrer da pintura é muito grande devido aos diferentes pontos de absorção na superfície. A pontos que absorvem mais tinta e pontos que absorvem menos, dando a falsa impressão de diferença de cor por se tratar de manchas claras e escuras. Isso acontece principalmente na 1º demão.

* Perda de rendimento (massa corrida, tinta acabamento)

Quando não utilizamos selador acrílico pigmentado no inicio da pintura em paredes novas, com certeza perderemos rendimento dos produtos de preparação como massa acrílica e massa pva (que servem para regularizar imperfeições das paredes) e da tinta de acabamento devido ao alto grau de absorção de paredes novas.

Continuando nossa pintura, devemos decidir se usaremos massa corrida para deixar a parede com acabamento fino e sem imperfeições. Caso optemos pelo uso de massa, esta deverá ser aplicada sempre em camadas finas e regulares lembrando que para superfícies internas normalmente é utilizado massa corrida e nas superfícies externas é obrigatório o uso de massa acrílica.

Após a aplicação da massa e respeitando seu tempo de secagem, em torno de 4 à 5 hs efetuamos então o lixamento, tomando o cuidado de remover todo o pó resultante. Normalmente a lixa utilizada é de grana 220.

Se não removermos o pó, o que pode acontecer?

- Aparecimento de bolhas após a aplicação da tinta de acabamento e posterior descascamento.
- Enrugamento da película
- O pó dificulta o alastramento da tinta deixando o acabamento tipo casca de laranja.

Obs.: Lembramos que para se obter um bom rendimento da tinta de acabamento sobre a massa, é necessário diluir a 1º demão em torno de 40%.

Se não optarmos pelo uso de massa corrida como devemos proceder?

Neste caso entraremos direto com a tinta de acabamento sobrepondo o selador respeitando a diluição recomendada na embalagem, aplicando o número de demãos necessárias para um bom acabamento que varia de 2 a 3 com intervalo de pelo menos 4 hs entre as demãos para não comprometer a cobertura.

Seguindo os preceitos acima mencionados, com certeza conseguiremos uma pintura nova de acabamento fino e duradouro.

Obs.: o texto acima foi adaptado do manual Processos de Pintura disponibilizado pela Qualyvinil no site http://www.qualyvinil.com.br/